Quem foi?



João Marques dos Reis, nascido em 23/06/1890, Salvador, era filho do médico José Marques dos Reis e de D. Josefina Paraguassú, fez o curso primário no Colégio Carneiro Ribeiro e decidido a seguir a carreira de advogado estudou na Faculdade de Direito da Bahia, aonde chegou a ser catedrático de Direito Civil, foi casado com D. Adelaide Arlinda Fernandes, nascendo dessa união seis filhos. 

João Marques foi Secretário e Chefe de Polícia no governo de Góis Calmon, em maio de 1925 tomou parte na 3ª Conferência Internacional de Polícia, em Nova York, representando seu estado natal, nessa época tinha apenas 27 anos, razão pela qual, foi destaque na Conferência, além de colaborar ativamente, também foi vice-presidente da Carta de Conferência Internacional de Polícia, realizada na Sorborne, na. França. Além disso, foi Deputado Constituinte, durante o governo Getúlio Vargas e Ministro de Viação e Obras Públicas, de 25/07/1934 a 30/11/1937. 

Em setembro de 1936 foi Delegado Especial do Brasil na Conferência Mundial de Energia, em Washington, também foi Presidente d Banco do Brasil, deixando a sua gestão marcada por uma atuação firme e produtiva. Após uma vida inteiramente dedicada ao trabalho, faleceu em 15 de abril de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário